Descartar os Descartáveis
Denomina-se descartável um “produto” ou embalagem concebido para um único uso e/ou para um curto prazo de utilização. A maioria dos descartáveis destina-se apenas a uma única utilização, sendo descartados em seguida, tendo sido propositadamente desenhados para esse fim.
Sempre que nos deparamos com a necessidade de utilizar embalagens e/ou produtos descartáveis é fundamental considerarmos, antes de tudo, se podemos encontrar uma alternativa mais circular: seja ela reduzir o consumo (ou mesmo eliminá-lo), encontrar uma solução reutilizável, ou, na imperativa necessidade de usar o descartável, garantir que o mesmo é valorizado no seu fim de vida, através da sua separação para reciclagem. Assim, estaremos a dar um contributo fundamental para construir uma verdadeira economia circular.
Os descartáveis podem apresentar-se de múltiplas formas e com várias utilidades, sendo de destacar:
Embalagens, que servem para armazenar alimentos ou produtos sólidos e líquidos, como é o caso das garrafas e frascos de vidro, latas de metal, garrafas e sacos de plástico, caixa de cartão, entre tantos outros.
Utensílios, tais como: talheres de plástico; copos ou pratos de “plástico” ou “papel”; palhinhas; balões... muitos deles são usados em ambientes de festa, eventos ou cafés, pastelarias, restaurantes, etc.
Que materiais utilizam?
Existem produtos ou embalagens descartáveis de diferentes materiais.